Visual girlie na ilustração de moda


Dentro do conceito vintage ou retrô, a ilustração com cara de antiguinha também tem ganhado espaço nos editoriais de moda! 
Como são muitos estilos, vou comentar aqui um que gosto em particular, também  pesa o fato de fazer parte do meu primeiro processo de aprendizagem em desenho de moda.
Para demonstrar este estilo , vou citar duas ilustradoras de moda, a Megan Hess e  a Kerrie Hess. Duas ilustradoras  que  são sucesso nas revistas Vogue e Harper Bazaar, com inúmeros trabalhos realizados para editoriais das mais badaladas e tradicionais marcas da Europa e EUA. O sobrenome não é a única coincidência, são muito parecidas na aparência e ambas possuem estilos semelhantes (figuras 01 e 02). 
Estilo este que têm como características  principais:  uma figura de moda onde a pose é sofisticada e elegante, geralmente ambientada em lugares onde a arquitetura é clássica e refinada; o corpo é representado com formas curvilíneas, o traço é feito através do nanquim em preto e a cor surge apenas para dar ênfase  num detalhe ou naquilo que se deseja realçar; as roupas e acessórios são retratados com foco no estilo de moda girlie , considerado atualmente uma tendência, este visual  remete a boa moça, com peças de vestuário e acessórios delicados, românticos e  com certo ar jovial. Como podemos observar, com relação ao  conceito ou temática, é o lifestyle o foco central, ou seja, um resgate dos anos dourados vividos pelas classes mais abastadas entre os anos 50, 60 e 70.
Ilustração de Megan Hess (fig 01)
Ilustração de Kerrie Hess (fig 02)


Esta técnica de ilustração pode ser produzida com qualquer tipo de material, desde o nanquim já mencionado como o lápis grafite  e também  através de aguadas  - diluição do nanquim e aquarela em água. Agora, se você não é adepto da prancheta e não está disposto a empregar algumas horas a mais do que gostaria, sugiro  trabalhar com  algum software como o illustrator ou  coreldraw.  Veja como ficou  a ilustração abaixo,  com base numa imagem referência e  ferramentas do tipo pincel, a ilustração traduz o mesmo estilo das ilustradoras.
Se você é estudante de moda, ou deseja mudar a forma como representa a figura de moda, este estilo pode ser uma opção! Minha sugestão é dar uma olhada nos livros sobre desenho de moda da Rachel Mendel,  ela ensina em seus livros justamente este estilo de ilustração de moda. Como são publicações antigas, é provável que  não encontre na biblioteca da sua faculdade ou da sua escola, minha dica é verificar no site da Estante Virtual,  onde ainda há disponíveis alguns exemplares.


Endereços para pesquisa:
www.meganhess.com
www.kerriehess.com.au
www.estantevirtual.com.br
www. ninaricci.com

Comentários

Postagens mais visitadas